Tibério e Caio Graco | NERD Mitológico













Frente à crise geral por que passavam os pequenos agricultores, alguns grupos mobilizaram-se na busca de reformas. Destacaram-se, nesse período, dois tribunos da plebe, Tibério e Caio Graco.Tibério, eleito tribuno da plebe em 133 a.C., propôs uma lei pela qual quem tivesse mais de 310 acres de terra deveria doar o excedente para o estado, a fim de que este as arrendasse aos cidadãos pobres. O senado opôs-se a tais medidas e, numa tumultuada sessão no recinto do próprio Senado, Tibério e mais de trezentos de seus adeptos foram assassinados.




Plutarco fez, no plenário, o seguinte comentário sobre a atitude de Tibério: "Tibério Graco, o tribuno adepto de uma Lex Agraria, denunciou o empobrecimento dos pequenos camponeses: 'Os homens que combatem e morrem pela Itália têm o ar e a luz, mas mais nada [...] Lutam e perecem para sustentar a riqueza e o luxo de outros, mas, embora sejam chamados senhores do mundo, não têm um único torrão de terra que seja seu'."

Caio Graco foi eleito tribuno em 123 a.C., dez anos depois do assassinato de seu irmão Tibério. Caio elaborou leis para melhorar as condições de vida da plebe, como a Lei Frumentária, que determinava a distribuição de trigo a baixo preço aos plebeus, além da reforma agrária. Os aristocratas reagiram contra Graco e seus seguidores, o que resultou em vários confrontos armados, até que, cercado em uma colina romana, Caio ordenou a um escravo que o matasse. O escravo suicidou-se em seguida.

Após a morte dos Gracos, houve a polarização política seguida da radicalização nas lutas governamentais, e a República Romana entrou em crise. De um lado estavam os aristocratas, preocupados com a manutenção da ordem existente; de outro, os populares, ansiosos por reformas.

Nenhum comentário