A Guerra do Peloponeso | NERD Mitológico

No processo de expulsão dos persas do território grego, a cidade de Atenas foi estabelecendo um papel de liderança, e ocasionando a criação da Liga de Delos. Com a justificativa inicial de evitar novas investidas persas, criou um fundo monetário em que cada cidade-estado grega tinha que contribuir, mas com o passar do tempo Atenas utilizou este recurso para se impor sobre as outras cidades gregas.

A utilização destes recursos, criou um descontentamento de cidades como Esparta e Corinto, estas junto com varias outras cidades gregas criaram uma nova confederação militar chamada de Liga do Peloponeso. Após a criação desta confederação varias tensões foram criadas, mas guerra começou apenas após o ataque da Córcira  (Liga de Delos), na cidade de Corinto(Liga do Peloponeso).

Durante a primeira etapa, a guerra se estendeu por dez anos, marcada por um visível equilíbrio das forças de ambos os lados, mas no ano de 421 a.C. foi criado o tratado de paz de Nícias, no qual foi estipulado uma trégua de cinquenta anos. Contudo o mesmo foi rompido pelo lado ateniense após oito anos de tréguas, por Alcebíades, que encorajando o povo a fazer investidas contra Siracusa, que era controlada pela liga do Peloponeso.

Na investida, os atenienses sofreram uma terrível derrota que resultou em mais de vinte mil soldados atenienses escravizados. Este foi o primeiro passo para a grande sequencia de vitórias da liga do Peloponeso, liderada por Esparta, assim dando continuidade a guerra. Só em 404 a.C. a guerra viria terminar, quando o general espartano Lisandro impôs a derrota definitiva ateniense. Impondo sobre a Grécia, a hegemonia espartana.


Nenhum comentário